Plano no papel e pé na estrada: mais que explicar, nada melhor do que comprovar o benefício de uma inovação.
Quando um produto é inovador e tem o poder de revolucionar todo um segmento, o caráter esclarecedor da comunicação assume função estratégica. Assim acontece com a Cana BT do Centro de Tecnologia Canavieira, a primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo.
O primeiro passo da comunicação desta inovação foi criar uma animação para explicar de forma clara como a biotecnologia empregada na criação da Cana BT pode gerar benefícios que impactam desde a gestão operacional da produção no campo até a economia do país. Mas ir além da comunicação institucional era fundamental.
Todo mundo conhece o poder do boca a boca e sabe que sua força vem do vínculo, da proximidade entre quem propaga e quem recebe a indicação. Assim nasceram os testemunhais sobre a Cana BT, que criam esse vínculo a partir do compartilhamento de histórias de produtores reais, que utilizaram tecnologia CTC em diversas regiões do Brasil.
Selecionados os cases de resultados expressivos com o uso da tecnologia CTC, foram produzidos roteiros e iniciadas as viagens para captação dos depoimentos in loco, nas culturas canavieiras.
Uma equipe de força-tarefa percorreu cerca de 2.300 Km para ouvir alguns produtores in loco.
O resultado foi um conteúdo que gerou engajamento do público nas redes sociais além
de servir de insumo para a equipe Técnica de Vendas.